segunda-feira, 31 de março de 2014

Proposta de intervenção (T3/14/EE-DA) D01 - Diversidade e Cultura Inclusiva

E se fosse comigo? Como reagir frente a situações limitantes no ambiente escolar. 

  1. Objetivo
·         Trabalhar nos diferentes ambientes escolares, questões da acessibilidade.
·         Explorar outros sentidos do corpo humano, sem a visão.
·         Vivenciar um mundo sem sons.

  1. Público alvo
Alunos do 8º ano C do Ensino Fundamental da EE Dr. João Marciano de Almeida. Sala que conta com aluno deficiente auditivo acompanhado de Interlocutor de LIBRAS.

  1. Desenvolvimento
  • Primeiro momento
Conversar com a interlocutora e pedir auxílio a ela na execução das atividades.
  • Segundo momento
Conversar com a classe e explicar a atividade e os resultados que eles esperam encontrar.
Decidir quais ambientes da escola iremos visitar.
  • Terceiro momento
Solicitar que os alunos identifiquem na escola pontos de acessibilidade para pessoas com deficiência física e pontos que precisam ser adaptados e quais as adaptações sugeridas por eles.
  • Quarto momento
Usando uma venda e trabalhando em pares, para evitar que os alunos se machuquem, leva-los ao salão da escola e pedir para que identifiquem diferentes objetos, sons, texturas, sabores e aromas. Utilizando apenas o tato, paladar, olfato e audição.
  • Quinto momento
Trabalhar com filmes de cinema mudo e pedir para que os alunos criem em cima do filme, os possíveis diálogos que estão acontecendo.
Levá-los ao pátio da escola e pedir para que identifiquem os sons audíveis e descrevam como seria se não pudessem ouvir.

  1. Resultados esperados
  • Sugestões de adaptações para a acessibilidade na escola.
  • Aumento no respeito com as diferenças.
  • Valorização do que cada um é capaz de fazer e conquistar.
  • Universalização das impressões por meio de uma exposição, redações, etc.
  • Alfabetização em LIBRAS de todos os alunos da classe.

Fonte: Imagens retiradas da internet. http://www.google.com.br

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