terça-feira, 20 de maio de 2014

Apresentação de seminários é para todos!

Durante o primeiro bimestre, os alunos do oitavo ano realizaram o estudo dos diferentes sistemas do corpo humano. Seus componentes e funções. Encerrando o estudo foi realizado a apresentação de um seminário com o conteúdo trabalhado em sala de aula.
Separei algumas aulas para que os alunos se preparassem e para que pudesse auxiliá-los na construção dos modelos que usariam para exemplificar cada sistema.
O grupo que contou com uma aluna de inclusão, surpreendeu a todos com a confecção de um sistema digestório que tinha partes que se encaixavam. Então cada aluno ficou responsável por um órgão e conforme apresentava a sala as funções deste órgão, demonstrava num modelo onde a peça se encaixava. Ao final da explicação, a peça ficava no modelo e a apresentação terminou com o modelo completo e com toda a sala prestando atenção e aprendendo de forma dinâmica e efetiva.
Após esta apresentação todos os demais grupos pediram para reformularem seus trabalhos até a próxima aula e o resultado foi surpreendente.
Esta atividade me ensinou que às vezes nos preocupamos demais, achando que os alunos não conseguirão ser autônomos, que precisam de amparo para realizar as atividades, mas que eu estava errada. Na verdade os alunos decidiram adaptar o sistema, porque a aluna de inclusão não estava conseguindo visualizar sua parte na explicação. Neste momento intervi e perguntei o que seria o ideal para atender a todos do grupo. Neste momento várias ideias foram propostas, até que um aluno sugeriu que fizessem o modelo do sistema utilizando massa de modelar. A escola forneceu todo o material e cada aluno criou seu órgão e juntos criaram o modelo de encaixe.
O resultado final ficou incrível, levando toda a sala a querer fazer algo do tipo. Estou ansiosa pelo próximo seminário, assim como os alunos. O assunto são os tipos de reprodução de seres vivos. Observei a elaboração dos trabalhos e prevejo que serei surpreendida novamente!